Controle de Qualidade
Nossa qualidade é o nosso cartão de apresentação
Como funciona o jateamento Abrasivo

A GS Coatings possui uma sólida política de qualidade, que assegura o cumprimento das inúmeras exigências previstas em normas para cada fase do processo de execução.

Nosso diferencial na qualidade esta presente na estrutura do departamento de C. Q. formada por laboratório com equipamentos de última geração para efetuar os diversos ensaios, análises e checagens durante as etapas do processo de execução, cumprindo com excelência os procedimentos solicitados pelas normas e qualificações previstas nos projetos e obras.

Toda esta estrutura física é gerenciada por nossa equipe técnica formada por profissionais treinados e qualificados para cada função como: inspetores nível 1 – 2 , NACE nível 2 e controladores de C. Q.

FAÇA O SEU ORÇAMENTO CONOSCO

Corpo de Provas – Sistema de duplo Controle da GS Coatings

corpo de provas auxilia o sistema de controle e análise. Seu tamanho compacto é um facilitador para as manipulações de laboratório. Funciona como um clone da peça original recebendo todos os processos e controles aplicados a ela.
Neste exemplo da etapa do jateamento, peça original e corpo de provas são jateados e controlados juntos.

Nas etapas de pintura o corpo de provas auxilia no monitoramento das medidas de espessura e ensaios. Nos ensaios destrutivos o corpo de provas serve de cobaia evitando testes diretos nas áreas pintadas da peça original, preservando-a.

Controle da Temperatura e Umidade do Ar

As condições climaticas de temperatura e umidade do ar são componentes que variam constantemente influenciando os resultados do processo aplicadas nas proteções anticorrosivas.
O monitormento por termo-higrômetro e o barômetro registrador Hygrolog, auxiliam o controle de qualidade da GS Coatings na detecção destas variantes e ações de correções dos ajustes químicos e físicos.
Procedimentos estes que atendem as certificações ISO.

Inspeção e Recepção de Materiais para Produção

A GS Coatings mantém controle de inspeção para todos os materiais empregados na produção. Neste exemplo a checagem de abrasivos verifica a precisão do tamanho do grão a ‘granolometria’, para serem empregados no jateamento.
Este controle está previsto conforme a norma brasileira NBR-7181. que normaliza as medidas dos grãos. O controle é efetuado pelo peneira granulométrica, que emprega o peneramento por malhas de precisão “mesh”.

Sistemas de Medições do Perfil de Rugosidade

Na etapa de jateamento o controle de qualidade efetua as checagens de medidas do perfil de rugosidade e faz análises visuais do jateamento

A GS Coatings utiliza sistemas de medições previstos em normas, conforme necessidades especificas de cada projeto como:
 Rugosimetro de agulha nas versões analógico e digital
 Press-O-Film Replica tape
 Analisador de superfície Ra – Rz

Rugosímetro de Agulha – Analógico e Digital
Amplamente utilizado no controle de qualidade da GS Coatings. A ferramenta utiliza medições comparativas por secções médidas, traçando médias do perfil de rugosidade.  O procedimento esta previsto pela norma ABNT NBR 15488. Áreas com curvas utilizam outra metodologia de medição, conforme a morma ISO 8501-1 No setor petrolífero seu uso está previsto pela norma PETROBRAS N-2136
Sistema de controle Press-O-Film Replica tape

O Sistema de controle Press-O-Film Replica tape é efetuado em duas etapas:

• Na 1ª etapa a rugosidade gerada pelo jateamento é copiada diretamente sobre o press-o-film

• Na 2ª etapa a rugosidade copiada no press-o-film é medida pelo micrômetro apalpador, resultando no perfil de rugosidade.

O resultado das medidas copiadas no press-o-film, mapeia e documenta as áreas inspecionadas
Estes procedimentos são exigidos pelas normas ASTM D 4417 – C, ISO 8503-5 e NACE RP 0287

Analisador de superfícies Ra, Rz

O sistema de análise deste rugosimetro utiliza multi-parâmetros de medidas, Ra, Rz, Ry e Rq, do sistema métrico e imperial que determina a rugosidade com extrema precisão. A ferramenta é utilizada pelo Controle de qualidade da GS Coatings atendendo procedimentos e normas.

Controle de qualidade nas proteções anticorrosivas

GS Coatings nesta etapa utiliza processos atualizados empregando equipamentos de alta performance somados a produtos de procedência, homologados e certificados conforme norma ISO.

Este conjunto de procedimentos visa garantir a qualidade e a precisão necessárias a formação da pelicula de proteção anticorrosiva como:
• A manutenção da uniformidade da espessura
• Formação de uma película isenta de porosidade
• Aderência forte e ideal, em conformidade com a norma.
• Dureza final da película dentro dos padrões exigidos

Medição da espessura das camadas de tintas e revestimentos

Durante o processo de aplicação das proteções anticorrosivas
GS Coatings efetua controle contínuo como:
Medições, Análises, Ensaios e Testes

A medição das camadas é um procedimento de verificação contínua, do padrão de espessura a ser atingido, seu resultado é responsável direto pela garantia e resistência da película nas solicitações de abrasividade, impermeabilidade e dureza final.

•-Atendendo o cumprimento das principais Normas como:
N-13 PETROBRAS, SSPC, ASTM, ISO e ASTM.

O equipamento utilizado no procedimento é o medidor de camadas digital, com sistema ultrasom não destrutivo que preserva as camadas já aplicadas.

Controle de Qualidade com o Holiday Detector

A GS Coatings utiliza o ensaio de Holiday detector para identificar falhas de descontinuidade da película como a formação de poros e variações de espessura, defeitos estes responsáveis pelo comprometimento da impermeabilidade do revestimento e conseqüentemente da redução da vida útil da peça.

A vantagem deste ensaio é a de não ser destrutivo e preservar os processos já executados.

• O ensaio é executado com o equipamento holiday detector, é previsto pelas Normas NACE RP 0188, NACE RP 0274 e outras.

Controle de qualidade por Pull Off

O ensaio por Pull Off  faz parte dos procedimentos do C. Q. da GS Coatings. O teste é um ensaio que mede numericamente a eficiência da aderência por tração da tinta sobre o substrato pintado ou da tinta sobre tinta.
 O procedimento atende principalmente a norma ASTM D 4541
 O ensaio é destrutivo na área de aplicação.

GS Coatings utiliza para este ensaio o corpo de provas que preserva a peça original.